BLOG

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Labrador Retriever

FICHA DA RAÇA:

Nome: Labrador Retriever
País de Origem: Canadá
Utilização:
Caça & Companhia

Porte: Médio/Grande
Necess. de Exercicios: Alta

Cuidados:Faça todas as doses de vacina necessárias . Leve seu cão a passear .A vacina anti-rábica deve ser repetida anualmente, a partir dos 6 meses de idade. .Se você mora em um apartamento, procure evitar água (se não estiver muito quente) e comida após as 19 horas para evitar "acidentes" fisiológicos no meio da noite.
Problemas de Saúde: Um dos maiores problemas genéticos da raça é a displasia coxo-femural . A osteocondrose (mal que compromete a cartilagem e o osso prejudicando a articulação) também pode aparecer e causar a chamada displasia de ombro (a mais comum) e as de cotovelo, joelho e calcanhar. A Catarata, que ocorre quando o cristalino - parte interna transparente do olho - torna-se opaco; e a Atrofia ou Displasia da Retina, uma degeneração das células da retina.

Adestrabilidade: Alta – Nota 9 (escala 0-10)



images
Por suas qualidades como cão afável, carinhoso e extremamente amigo das crianças, a popularidade do Labrador cresceu de maneira muito consistente, sendo há anos o número 1 em registros nos EUA e na Inglaterra. São 3 as cores permitidas pelo padrão da raça: o preto, amarelo e chocolate. Sua pelagem é curta e espessa e requer poucos cuidados especiais por parte dos donos.
Dedicação e apego são marcas registradas da raça, assim como a inteligência e a facilidade de aprendizado. . É um excelente guia para cegos e atua como cão farejador à procura de drogas em muitos aeroportos.
É extremamente dedicado ao dono e segundo o padrão da raça, sem nenhum grau de agressividade. Têm também grande necessidade de estar junto com os donos, seguindo seus passos por todos os lugares. Realmente não gosta de ficar sozinho, podendo produzir grandes estragos na casa em função disso, como destruir os jardins e almofadas.
                                         download 
O Labrador esbanja energia e está sempre disposto à brincadeiras, especialmente as que evocam seu instinto caçador. É capaz de passar horas correndo alucinadamente atrás de uma bolinha atirada pelo dono e devolvendo com a mesma eficiência que teria caso fosse um pato selvagem. É um cão que precisa de muito exercício, em especial porque a raça tem fortes tendências à obesidade.
Deve ser acostumado à guia desde cedo e, se possível, passar por treinamento de obediência. É um cão que late pouco e na maioria das vezes não estranha nem mesmo pessoas diferentes, sendo por isso pouco recomendável como cão de guarda.
Assim como é afável com as pessoas, o Labrador convive muito bem com outros cães e animais domésticos, sendo recomendável mesmo que seja socializado para poder aumentar a carga de exercícios. Muitos Labradores são hábeis competidores de Agility, sendo também grandes campeões em provas de obediência em todo mundo.
Até um função de sua popularidade crescente, muitos problemas começam a aparecer, a maioria deles relacionados a cruzamentos geneticamente não-recomendados.
Um dos problemas que se nota com mais intensidade está relacionado ao excesso de agitação dos cães. Cães que latem demais, quebram tudo o que encontram e chegam até mesmo a atacar pessoas.
download (1)