Os Rodhesians são cães de personalidade forte, bastante valentes e auto-confiantes, características essenciais para a função para a qual foram desenvolvidos. São também muito direcionados às pessoas, precisando de contato com seus donos para que possam se manter equilibrados como se espera. Justamente por este motivo, não são cães que possam ser ´esquecidos´ fora de casa durante o dia todo e sem a interação de seres humanos.
Caçadores natos, a falta de estimulação pode levar os Rhodesians ao tédio e a desenvolverem comportamentos inadequados e destruidores. Caso o proprietário necessite deixar o cão por períodos maiores sozinho, é fundamental que ele seja acostumado desde cedo com essa rotina, porque de maneira geral os Rodhesians adoram ter a companhia e atenção constante dos donos.
Por sua função primária - a caça de grandes animais em matilha - é muito importante que os proprietários desenvolvam um programa de exercícios e de interação com outros cães. O convívio do Rodhesian com outros animais deve ser estabelecido desde bem cedo, para que ele não entenda que aqueles seres possam ser caçados.
Apesar do tamanho, o Rodhesian não é exatamente um cão de guarda, mas certamente dará o alarme no caso de algo estranho acontecer em seus domínios. Outra característica da raça é ser um cão que late pouco.
Filhote
Os Rodhesians quando filhotes são extremamente ativos e curiosos. É nesta fase que os donos devem ter os maiores cuidados e desenvolver esforços sistemáticos para educar o cão segundo as regras que desejar.
Sua vivacidade e energia, fazem dos filhotes excelentes companheiros de proprietários mais ativos. Como crescem rápido, deve-se tomar algum cuidado para estabelecer o contato entre os Rhodesians e as crianças muito pequenas.
São cães de amadurecimento tardio, consideram-se adultos apenas por volta dos 2 anos de idade. Outro cuidado importante é com a socialização dos filhotes, que deve ser incentivada após o término das vacinas.
|