O Setter Inglês pode ser considerado como o ´gentleman´ entre os cães apontadores e entre os Setters (Inglês, Irlandês e Gordon), é sem dúvida o mais tranqüilo e com temperamento mais estável.
Uma das principais características da raça é sua extrema docilidade e grande apego à família. Justamente por esse apego, não costumam adaptar-se bem a longos períodos de solidão ou mesmo à vida confinada num fundo de quintal sem convivência estreita com o dia-a-dia de sua família. Especialmente no convívio com crianças, mostra-se capaz de suportar praticamente qualquer brincadeira com a mesma paciência e disposição.
Desenvolvido para ser um cão de aponte polivalente e capaz de atuar nos mais variados ambientes, o Setter Inglês é um cão que precisa de exercícios constantes para desenvolver-se adequadamente, especialmente se viver em pequenos espaços. Se o Setter tiver um grande jardim, devidamente protegido em que possa correr e exercitar-se, tanto melhor, mas caso viva em espaços menores exige um compromisso com seu dono para que possa dispensar algum tempo com passeios onde possa gastar sua energia.
Na prática da caça, apesar de poder atuar em diversos terrenos e na caça a animais de pelo ou aves, o setter inglês é especialmente adequado para a caça de aves em planícies de vegetação rasteira. Possuem um esquema de busca da caça que cobre o terreno num zigue-zague, sempre à frente do caçador, mas não tão longe deste quanto o setter irlandês.
De maneira geral, apesar de serem cães desenvolvidos para a caça, costumam adaptar-se bem à presença de outros cães e mesmo de outros animais como os gatos.
Por ser um cão de porte médio para grande, o adestramento de obediência é uma providência saudável para uma melhor convivência entre cão e dono.
Outra característica bastante marcante da raça é que late muito pouco, a não ser que haja um estranho no portão, dando o alarme ao dono. Mas uma vez que o dono apresente o estranho, o setter inglês imediatamente muda de comportamento e, apesar de não chegar a ser festeiro como o Irlandês, é bem menos desconfiado do que o Setter Gordon.
O Setter Inglês, assim como a grande maioria das raças de caça, amadurece tardiamente, mesmo do ponto de vista físico. Os filhotes não são considerados ´adultos´ até que completem 2 anos de idade e os criadores recomendam também que, até que eles atinjam esta idade não sejam exercitados de maneira muito rígida uma vez que seu esqueleto ainda pode sofrer com esforços excessivos.
Os filhotes nascem completamente brancos – a não ser pelas marcações sólidas que porventura tenham – e vão desenvolvendo a coloração característica da raça a partir dos 15 dias.
Um hábito que deve ser cultivado desde cedo é a escovação, uma vez que a pelagem longa do Setter Inglês precisa ser escovada com grande freqüência.
|