Os Huskies são cães que adoram pessoas, o que faz com que não seja indicados para as funções de guarda. Extremamente bonitos, chamam a atenção de todos por seus olhos claros, pêlo exuberante e farto. São cães cheios de energia e vitalidade, o que pode transformá-los em cães travessos quando não têm espaço para gastar toda sua vitalidade. Uma das mais freqüentes atitudes que apresentam quando estão entediados é cavar jardins, roer móveis e empreender grandes perseguições a gatos ou mesmo dar uma "escapada" pelos muros e portões.
Além da incansável energia, o Husky é um cão muito dócil e independente, característica muito facilmente entendida por "teimosia". É um cão que precisa seguir um líder (humano) que tenha bastante paciência e "pulso firme", sem jamais apelar para a violência. É um cão extremamente leal e companheiro, procurando agradar o dono sempre, fator que deve ser aproveitado no período de adestramento como principal motivação do cão.
Desde muito cedo percebe-se a tremenda energia dos Huskies e para evitar problemas, deve-se investir algum tempo na sua educação, sendo bastante recomendado que freqüentem aulas de adestramento básico tão logo terminem as vacinas.
Por sua função original de puxadores de trenó, os Huskies têm uma forma de movimentação bastante característica e que deve ser observada desde a mais tenra idade, um misto de trote e galope. Este é um dos fatores que deve ser bastante observado antes da compra do filhote. Um Husky não deve se movimentar com passadas curtas ou muito "saltitante".
Apesar de sua boa índole com as pessoas, não é comum que o Husky se dê bem com outros animais, mesmo com outros cães.
O Husky apresenta uma grande variedade de cores (todas são permitidas) e de marcações.
As mais "raras" são o branco puro e o piebald (ou "malhado"). Os olhos podem ser azuis, castanhos e até mesmo um de cada cor.
|