O Fila é um cão robusto, forte e maciço, possui também um faro excelente. É um cão de temperamento forte e marcante e precisa de um dono que seja igualmente firme e, principalmente, responsável e consciente.
Inicialmente, o próprio padrão da raça valorizava uma agressividade "extrema", o que fez com que a imagem do Fila ficasse bastante associada à de um cão "perigoso", o que teve como conseqüência uma redução na procura pela raça. Até mesmo nas exposições, os juizes não gostavam de julgar o Fila até porque sequer podiam aproximar-se do cão devido ao "perigo" que corriam.
A partir de meados da década de 70, no entanto, a CBKC (entidade brasileira de cinofilia) começou a introduzir mudanças no padrão do Fila, procurando "abrandar" sua agressividade exagerada. Muitos criadores então passaram a selecionar entre os seus exemplares aqueles que apresentavam um caráter menos "violento" e também a promover uma maior socialização dos cães.
Atualmente, o padrão do Fila apresenta a seguinte definição para o comportamento desejável: ‘procura insistente da companhia dos donos’, ‘extrema tolerância com as crianças’, ‘o comportamento sereno, revelando segurança e confiança própria’.
O Fila gosta de muita brincadeira especialmente com as pessoas com as quais convive diariamente. Apega-se rapidamente à "família" e mesmo bastante jovem já desconfia daqueles que não conhece, característica desejável segundo o padrão da raça.
Por ser um cão de crescimento rápido, o filhote deve ser muito bem alimentado e com ração de boa qualidade evitando assim que desenvolva deformações ósseas e até mesmo anemia. Outro cuidado importante é o piso, que jamais deve ser excessivamente liso, propiciando "derrapagens" constantes e agredindo as articulações do cão ainda estão em formação.
Apesar do tamanho, é um cão meigo, carinhoso e fiel, que aprecia, e muito, a companhia das pessoas da casa. Ao mesmo tempo, a raça é caracterizada por sua grande coragem e destemor. Nas provas de temperamento, quando exigida pelo regulamento dos clubes em exposições especializadas, sua reação deve ser sempre pronta, espontânea e firme.
O Fila é um cão que não necessita de treinamento para ataque e guarda, mas é conveniente que receba adestramento de obediência, que deve começar a partir dos 4 meses, e jamais usando de métodos violentos.
|