BLOG

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Chow Chow


FICHA DA RAÇA:
Nome: Chow Chow                            País de Origem: China
Utilização: Guarda & Companhia
Porte: médio (Entre 46 e 56 cm.)
Necess. de Exercícios: Baixa Cuidados: Banho mensal e escovação diária
Problemas de Saude: Exposições ao calor devem ser evitadas, alem disso podem desenvolver: Displasia Coxo- Femural e Entrópio.       Adestrabilidade: Difícil ( Nota 3 – escala 0-10)

          O Chow Chow é uma raça bastante antiga, acredita-se que sejam descendentes de acasalamentos entre um cão do ártico e um pastor alemã. Outros afirmam que foi o resultado do acasalamento de cães Mastins (populares no Tibet) e cães do tipo Spitz, o que explicaria em parte as características de ‘molosso’ do Chow.
            De qualquer forma, qualquer que tenha sido sua origem, o Chow desempenhou uma grande variedade de funções. De cães de combate e guarda a puxadores de trenó, os Chows ainda eram muito apreciados por sua carne macia, havendo grandes criações destes cães apenas com a finalidade culinária.

            A personalidade do Chow Chow é definida por muitos como um ‘cão com alma de gato’, o que explicaria a sua forma independente de se relacionar com as pessoas, sem ser extremamente efusivo em suas demonstrações de afeto e não Ter como hábito solicitar a presença do dono constantemente.   Reservados e bastante silenciosos, os Chows não são cães muito ativos, apesar de fazerem questão de exercícios e passeios.
            Normalmente os Chows são cães de ‘um-dono-só’ e deixam bem claro o escolhido. Com pessoas desconhecidas, agem de forma ainda mais reticente.
            Por sua origem como cães de guarda/combate, mantiveram sua característica territorialista e como dificilmente latem, quando isso ocorre é um sinal de que há motivos bastante fortes para uma verificação.
            Sua constituição física e a pelagem abundante não recomenda exercícios em excesso especialmente durante os períodos mais quentes do dia. Se forem muito exigidos, a coloração da língua vai atenuando-se, o que é um sinal claro de que devem descansar.     Apesar de sua pelagem abundante, não costumam perder muito pelo durante o ano, mas no entanto, na época da ‘muda’, a queda é acentuada. Para que a pelagem se mantenha saudável, é preciso cuidados adicionais com as  escovações.                                                                                          Os Chows devem ter pelagem sólida nas cores preta, vermelha, azul, amarela, creme ou branco. Pode-se encontrar com freqüência com matizes, mas não devem haver sem manchas (a parte inferior da cauda e a região posterior das coxas são geralmente de cor mais claras).